Discente do Campus Cascavel tem projeto aprovado no Programa Parlamento Jovem Brasileiro – Campus Cascavel

No dia 14 de Agosto, saiu o resultado final do programa Parlamento Jovem Brasileiro e o Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus de Cascavel teve a oportunidade de ter uma de suas discentes aprovada. A estudante do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Vanessa de Almeida, sob orientação do professor Doutor em História Rudy Nick Vencatto, foi uma entre os cinco estudantes selecionados em todo o Estado do Paraná. Com o projeto de Lei Brasil Sustentável, Vanessa de Almeida obteve uma excelente classificação, sendo selecionada com uma média final de 94 pontos. Em suas palavras: “Colhemos grandes resultados quando gostamos do que fazemos! Meu Projeto de Lei, o Programa Brasil Sustentável, foi selecionado, com 94 pontos, no Parlamento Jovem Brasileiro. Foram 5 semanas desenvolvendo esse projeto com o Professor Rudy Nick, este que me inspirou mesmo em momentos em que pensei em desistir. Quero agradecer imensamente por ter levado a minha utopia à sério!”

O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado em 2003, pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 12/03, e é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04. Trata-se de uma oportunidade única para os estudantes do ensino médio vivenciarem na prática, durante uma semana, os trabalhos dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país. O programa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa brasileira. Para tornar-se um Deputado Jovem é necessário passar pelas diferentes etapas de seleção dentre as quais, uma etapa de seleção estadual e outra nacional, culminando em uma das cinco vagas destinadas ao Estado do Paraná. Neste processo de seleção o jovem deve elaborar um projeto de lei de sua própria autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação que realizará a pré-seleção com base em critérios definidos pela Câmara dos Deputados. Após esta etapa, a Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos pré-selecionados nos estados obtendo assim os 78 estudantes que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados do país. Para o professor Rudy Nick Vencatto, “a participação e seleção de Vanessa de Almeida trata-se de um grande exemplo de empenho e dedicação de uma grande estudante, bem como de um importante momento para toda comunidade do IFPR, pois demonstra os resultados dos trabalhos desenvolvidos na instituição e permite a inspiração para os demais estudantes. Espero que nos próximos anos outros estudantes do IFPR possam vivenciar experiências como esta.”