Formação Continuada para professores da Rede Municipal de Santa Tereza – Campus Cascavel

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Formação Continuada para professores da Rede Municipal de Santa Tereza

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Na última terça-feira (05) foram finalizados mais dois cursos de formação continuada para professores das redes públicas municipais de ensino. Os cursos foram ofertados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Tereza do Oeste e envolveram os professores do município da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades iniciaram em setembro de 2017, com encontros quinzenais e a carga horária total de cada curso foi de 40 horas.

O curso para professores do anos iniciais do ensino fundamental, denominado: “Fundamentos teóricos e práticos do processo de alfabetização”, foi ministrado pela professora Silvana Lazzarotto Schmitt e pela Pedagoga Claudia Gallert. O objetivo principal deste curso foi contribuir com a compreensão das especificidades do processo de ensino e de aprendizagem da alfabetização, retomando aspectos históricos, concepções de linguagem e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo da história da educação brasileira.

Para os profissionais da Educação Infantil, foi ofertado o curso: “O ensino de artes e literatura na educação infantil”, ministrado pela professora Silvana Lazzarotto Schmitt. Os encontros foram direcionadas para compreensão das especificidades da educação infantil, com as seguintes temáticas: concepção de infância; história da educação infantil no Brasil; periodização do desenvolvimento psíquico; a prática docente na educação infantil e o ensino de artes e literatura nesta modalidade de educação.

Ressaltamos que essa ação, além de caracterizar-se como um curso de extensão, que atende as demandas sociais locais, também contribui com a efetivação das finalidades do IFS, expressas no Art. 6º da Lei nº 11.892/2008, de “qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino”

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