Dúvidas Frequentes – Campus Cascavel
Dúvidas Frequentes

Atualizado em

O que é o Instituto Federal do Paraná?

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Oferece educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Quais os cursos oferecidos no Campus Cascavel?

O Campus Cascavel oferta os cursos Técnicos em Informática e Análises Químicas, ambos na Modalidade Integrado ao Ensino Médio. Para entrar no curso, os alunos tem que estar matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e terem participado do Processo Seletivo.

Há também outros cursos que são oferecidos na modalidade Pronatec, que são cursos de curta duração e são voltados para toda a comunidade. Cada curso ofertado exige uma escolaridade diferente. Nos cursos ofertados no ano de 2014, a escolaridade mínima foi de Ensino Fundamental II Incompleto. O interessado em realizar os cursos do Pronatec deve estar atento aos prazos de inscrição. A divulgação do curso é feita através da mídia, no site do Instituto ou ainda na página do facebook: https://www.facebook.com/IfprCascavel?

Atualmente há também há dois cursos técnicos na modalidade a Distância sendo ofertados no Campus Cascavel. Novas turmas devem ser abertas em breve, para acompanhar os cursos ofertados acesse o site: Portal EAD

Qual é a forma de ingresso aos cursos do IFPR?

O estudante que quer cursar o Ensino Médio regular no IFPR deve ser aprovado no Processo Seletivo, ou então, caso ainda haja vagas disponíveis, participar do Sorteio Público de vagas.
Já nas modalidades à Distância o candidato deve ser inscrever pelos links divulgados no período de oferta do curso, e há um sorteio público dessas vagas. Já na modalidade Pronatec, o interessado deve estar atento aos períodos de inscrição para os cursos ofertados nos órgãos demandantes (como CRAS), se as vagas não forem preenchidas totalmente, então abre-se a inscrição para todos os interessados.

Quando devo realizar minha inscrição?

As inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no Ensino Médio regular são feitas a partir do último trimestre do ano, aproximadamente em outubro. Já para os outros cursos, não há uma data definida, mas o interessado deve estar atento pois é feito divulgação antecipada das datas.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.