Alunos do Campus Cascavel participam de Olimpíada de Química – Campus Cascavel

Alunos do Campus Cascavel participam de Olimpíada de Química

No dia 30 de maio, o professor Ricardo S. de Oliveira levou 24 alunos do IFPR – Câmpus Cascavel, em conjunto com um projeto de extensão, para realizar a prova da Olimpíada Paranaense de Química – OPRQ que aconteceu na cidade de Toledo – PR. Esse é um evento integrante do Projeto Nacional das Olimpíadas de Química. No Paraná, o evento é promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, e realizado com os apoios da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e do Conselho Regional de Química – 9ª Região.

A OPRQ destina-se a alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Estado do Paraná, que não tenham 19 anos de idade até 01 de setembro deste ano, que é a quando será realizada a Fase III do Programa Nacional das Olimpíadas. Após cada unidade escolar efetuar a seleção dos seus alunos na Fase I da OPRQ, a inscrição dos 25 classificados para a Fase II deverá ser providenciada obrigatoriamente pelo professor da escola conforme a época prevista em calendário. A prova foi composta por 28 (vinte e oito) questões de múltipla escolha e 2 (duas) questões do tipo VERDADEIRO/FALSO. O valor de cada questão foi de 1 (um) ponto, sendo a pontuação das questões VERDADEIRO/FALSO de 0,2 ponto para cada item da questão.

De acordo com o professor Ricardo S. de Oliveira, as Olimpíadas Científicas fazem parte de momentos privilegiados para a divulgação científica e também para a descoberta e incentivo de novos talentos. O caráter competitivo estimula a inventividade dos alunos e professores, além de fornecer elementos fundamentais ao Ministério da Educação para avaliar os estudantes brasileiros em relação aos alunos de diferentes regiões e países.