Estudantes do IFPR já podem se inscrever em programas de Assistência Estudantil – Campus Cascavel

Estudantes do IFPR já podem se inscrever em programas de Assistência Estudantil

Alunos de cursos técnicos e superiores presenciais do IFPR já podem se inscrever em diferentes programas de concessões de bolsas e auxílios estudantis. Na maioria dos casos, o prazo de inscrição segue até 28 de abril. No total, estão em andamento seis programas.

O Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace) é o maior deles. Neste ano, o Pace responde por 93% de todo o recurso disponível para bolsas e auxílios, o que equivale a R$ 7,53 milhões. Esse recurso deve ser utilizado para a concessão de mais de cinco mil auxílios destinados à alimentação, moradia e transporte de estudantes em situação de vulnerabilidade.

O auxílio alimentação corresponde a um pagamento mensal de R$ 250, o auxílio transporte a R$ 180 e o auxílio moradia a R$ 230. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na seção pedagógica e de assuntos estudantis do campus no qual o estudante está matriculado.

A relação com o quantitativo de vagas/bolsas do Pace 2017 (por campus e por auxílio) está disponível na página de editais de Assistência Estudantil.

Pbis
Outro edital lançado nesta semana diz respeito ao Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis). O Pbis é estruturado de forma a propiciar a participação dos estudantes em projetos educacionais voltados à inclusão, permanência e ao êxito acadêmico e escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Professores e técnicos administrativos podem inscrever projetos até o dia 24 de abril. Cada projeto deve seguir as orientações disponíveis no edital e ser protocolado na própria unidade de lotação do servidor, junto à comissão instituída para este fim. O servidor proponente deve indicar de um a cinco bolsistas. Cada bolsista recebe, durante seis meses de atividades, uma bolsa de R$ 350. O servidor proponente não recebe nenhum auxílio ou contrapartida de natureza financeira para desempenhar suas atividades como orientador.

No total, para este ano, estão previstas 100 bolsas, distribuídas entre os campi do IFPR. Todas as informações sobre o Pbis estão disponíveis na página da Assistência Estudantil.

Monitoria
O Programa Monitoria concede bolsas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria em componentes curriculares indicados pelos campi do IFPR. O objetivo é promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes. Os campi (direções) têm até o dia 19 de abril para indicar a oferta de componentes curriculares. Já os estudantes podem se inscrever na seção pedagógica e de assuntos estudantis dos campi, até o dia 28 de abril.
No total, serão concedidas 100 bolsas, com valor mensal de R$ 350. A duração do programa é de seis meses.

Proeja
As inscrições para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nos cursos proeja-integrado e proeja-fic também devem ser realizadas até 28 de abril nas seções pedagógicas e de assuntos estudantis dos campi. Por meio deste programa, serão viabilizadas 50 bolsas que irão custear parcialmente despesas de alimentação, transporte e aquisição de material didático. A bolsa tem valor de R$ 350.

Programa Estudante Atleta (PEA)
O objetivo do PEA é o de propiciar que estudantes participem de projetos escolares esportivos, visando oferecer-lhes as condições necessárias para seu desenvolvimento na modalidade contemplada, com ênfase para as competições vinculadas ao IFPR. A inscrição de projetos, a ser realizada por professores de Educação Física ou por servidores com formação na área, deve ser feita até o dia 24 de abril. Estudantes devem se inscrever até o dia 28 de abril nas seções pedagógicas e de assuntos estudantis dos seus respectivos campi. As modalidades contempladas são: Atletismo; Judô; Natação; Tênis de Mesa; Basquete; Futsal; Futebol; Handebol; Voleibol; Xadrez; e Vôlei de Praia. No total, serão concedidas 100 bolsas de R$ 350. A duração do programa também é de seis meses.

Programa de Apoio à Participação em Eventos
Por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis – Edição 2017, os estudantes podem solicitar recursos financeiros para participar de eventos como encontros, jornadas, congressos, olimpíadas do conhecimento, entre outros. Esses recursos visam custear parcial ou totalmente os gastos com a inscrição, hospedagem, alimentação e transporte dos alunos que participem desse tipo de atividade. Salvo interesse da Administração, cada estudante tem direito a até um pedido concedido para participação em evento ao longo do ano letivo. O período de apresentação de propostas segue até 1º de dezembro de 2017. Os resultados serão divulgados sempre no primeiro dia de cada mês.

Programa de Assistência Complementar ao Estudante
Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social
Programa Monitoria
Proeja