Primeira Patente do Campus Cascavel – Campus Cascavel

Notícias

Primeira Patente do Campus Cascavel

Publicado em

Copiado!

O IFPR Campus Cascavel realizou o primeiro pedido de patente com o projeto “BRIQUETES DE LODO DE ESGOTO SANITÁRIO ESTABILIZADO E ADITIVADO”. Sob o número de processo BR10.2017.018402-1,o registro foi realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

A equipe do projeto é composta pelos docentes Ricardo Sonsim de Oliveira, Coordenador do Curso Técnico de Análises Químicas Integrado e professor de Química do Campus Cascavel, e participação de 2 professores da UNIOESTE – Toledo.

Essa patente  se consolida em um novo produto combustível sólido, briquete de lodo de esgoto sanitário estabilizado e aditivado para a obtenção de energia térmica e elétrica a partir de um novo material residual, puro ou composto, com poder calorífico significativamente superior ao da madeira, proveniente dos processos de saneamento tendo origem nas residências, comércios e industriais em geral. Ecologicamente correto e fonte renovável e sustentável de energia. Esse produto é  uma espécie de carvão produzido de um resíduo sólido presente no esgoto, ou seja, lixo transformado em um produto com valor comercial.

A entrega do Certificado do depósito da Patente foi realizada nesta quarta-feira (13) pelo Reitor Pró Tempore do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, e pelo Pró Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Professor Marcelo Estevam ao professor Ricardo e ao Diretor Geral do Campus, professor Luiz Carlos Eckstein. O Campus Cascavel parabeniza o professor Ricardo, pela primeira Patente do Campus!

Topo