Professor Rudy Nick Vencatto é o autor do livro “Memória dos desapropriados do Parque Nacional do Iguaçu” – Campus Cascavel

livro

Professor Rudy Nick Vencatto é o autor do livro “Memória dos desapropriados do Parque Nacional do Iguaçu”

Publicado em

Copiado!

O professor de História Rudy Nick Vencatto do Campus Cascavel é o autor do livro Memória dos desapropriados do Parque Nacional do Iguaçu. O livro lançado em outubro pela Editora Prismas, tem por objetivo problematizar a constituição dos Parques Nacionais no Brasil, tendo como ênfase um olhar sobre o Parque Nacional do Iguaçu e o processo de desapropriação vivenciado por centenas de famílias. Um livro que conta com os usos da História Oral e permite lançar reflexões sobre as experiências vivenciadas e narradas bem como, entender como cultura e natureza estão imbricadas nos processos históricos.
Segundo o professor Rudy Nick Vencatto, o Parque Nacional de Iguaçu um dos símbolos mundiais das maravilhas da natureza, ao abrigar as Cataratas do Iguaçu, colocou o Brasil em um cenário turístico e midiático internacional. Entretanto, a área atualmente demarcada como parque foi estabelecida em um longo processo de formação e delimitação desde 1939, culminando em uma grande desapropriação na década de 1970.

Além de analisar o espaço hoje tomado como selvagem, a obra busca dar atenção às políticas que redesenharam as relações entre meio ambiente e sociedade para, assim, compreender o processo de expropriação de centenas de famílias que ocupavam o interior do parque. Seguindo os rastros da memória social deixados por meio das relações de homens e mulheres com o meio ambiente, a obra de Rudy Nick Vencatto constitui-se como um exercício de história oral que percorre os meandros da história social a partir dos relatos individuais.
Passear pelos capítulos deste livro significa, também, viajar no universo narrado e experimentado de pessoas que se relacionavam com o Parque Nacional do Iguaçu de diferentes maneiras e que construíram memórias e espaços de sociabilidade no interior de uma das maiores reservas ambientais do país. O professor Rudy Nick Vencatto é Doutor em História e trabalha com temas ligados à História Ambiental, História Oral, Cultura, Migrações e Identidades.

Topo