O Campus Cascavel – Campus Cascavel
Campus Cascavel O Campus Cascavel

O Campus Cascavel

Atualizado em

Copiado!
A esquerda Bloco Administrativo, a direita Bloco Didático.

2010…

O campus Cascavel iniciou suas atividades em 2010, como uma Unidade Remota do campus Foz do Iguaçu, com a abertura do curso de Auxiliar em Carpintaria, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). As aulas ocorreram provisoriamente na Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva, região Norte do município de Cascavel.

…2011…

Em julho de 2011, as aulas foram transferidas para o CAIC, também na região Norte, ocasião na qual foi instalado o primeiro laboratório de informática do campus, possibilitando a abertura de novos cursos.

Em 2011, o campus oferece para a comunidade o curso, Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio.

…2014…

No início de 2014, o campus mudou-se definitivamente para a sede própria, no terreno doado pela Prefeitura Municipal de Cascavel, com área de 62 mil metros quadrados, localizado na Avenida das Pombas, 2020, região Norte, Bairro Floresta.

Em 2014, o campus oferece para a comunidade o primeiro curso Técnico Integrado em Informática.

A primeira construção realizada foi a de um Bloco Didático I de dois pavimentos em pré-moldado, medindo 450 m², que conta com sete salas, da quais, seis serão usadas como laboratórios, salas de aulas e sala uma de apoio para os técnicos de laboratório.

Em 18 de Maio de 2014 o campus Cascavel é inaugurado oficialmente.

No final do mesmo ano, o campus Cascavel foi formalmente constituído, com a autorização de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 1.074, de 30 de dezembro de 2014.

Campus Cascavel realizada a cerimônia de colação de grau da última turma do Curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio.

…2015…

Em seguida, o campus recebeu um Bloco Administrativo, prédio com dois pavimentos em pré-moldado, com área de 2.727,02 m², que possui 9 salas, que serão usadas como laboratórios de informática e salas de aula, o bloco possui ainda uma ampla biblioteca, sala de professores, sala de coordenações, um estúdio de produção de vídeo EAD, além de espaço reservado para o trabalho dos servidores das áreas de ensino e administrativa.

…2016…

Em 2016, o campus cascavel aumenta seu efeito de servidores, é chamado para tomar posse, Técnicos Administrativos e Professores de várias áreas do conhecimento, Língua Portuguesa, Língua Englesa, Matemática, Biologia, Física, Artes.

No mesmo ano, é iniciado campanhas contra descriminação e ódio, o “S.O.S BULLYING”, a equipe pedagógica inicia uma série de ações de prevenção, combate e orientação a situações de agressão tanto físicas como psicológicas.

A inclusão é um ponto importante para o campus, inicia a oferta do Curso de Libras para Comunicação Básica, aberta comunidade acadêmica.

Também em 2016, o campus oferta dois cursos EAD (Educação a Distância), o curso de Administração e Segurança do Trabalho.

Alunos do campus participam de vários eventos internacionais e locais, do IV Simpósio Internacional Encuentros etnográficos con niñas, niños, adolescentes y jóvenes en contextos educativos e da XVIII Olimpíada Brasileira de Informática. Também participam de competição internacional, o II Encontro Maker “encontro de construção de robô”, promovida pela Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

…2017…

Em 2017, o IFPR e o campus Cascavel marcou presença na maior feira de tecnologia no agronegócio do país o Show Rural Coopavel, com o objetivo de divulgar a instituição e estabelecer futuras parcerias, com empresas como Embrapa, Fundetec, Itaipu entre outras.

Professor do campus cria projeto para uma Companhia de Teatro, o “IFFAZ DE CONTA“.

Estudantes participam do evento VIII Computer On The Beach, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação em Florianópolis no Vale do Itajaí.

Também em 2017, estudantes do campus tem o projeto de Lei (Brasil Sustentável) aprovado no Parlamento Jovem Brasileiro e são Campeões da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.

O campus em 2017, realiza a IV Mostra de Cursos, convida e apresenta a comunidade o que é desenvolvido dentro do campus, na área de desenvolvimento de projetos e iniciação científica.

Estudantes são premiados com Menção Honrosa pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA.

Professor do campus Cascavel lança livro “Memória dos desapropriados do Parque Nacional do Iguaçu”.

…2018…

Inaugurado em de 2018, o ginásio de esportes, com 1.682,74 m² permite o atendimento dos alunos nas atividades esportivas e artísticas, além de possibilitar a realização de diversos eventos e feiras de cunho artísticos e científicos.

Em 2018, Campus Cascavel realizada cerimônia de colação de grau da primeira turma do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio.

O IFPR Cascavel, a partir da companhia de teatro IFFAZ DE CONTA, realiza entrevista para seleção de atores e atrizes.

A inclusão é um ponto importante para o campus, oferta novamente o Curso de Libras para Comunicação Básica, aberta comunidade acadêmica e o NAPNE – Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, promove curso de Educação Especial para Professores da rede municipal de Cascavel.

O campus oferta Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes e faz seleção de bolsista PIB-JR e PIBEX-Jr.

Em 2018, realiza a V Mostra de Cursos, convida e apresenta para a comunidade externa as oportunidades de profissionalização oferecidas pelo IFPR.

Alunos do campus são medalhistas da Olimpíada Paranaense de Química OPRQ.

…2019…

Em 2019 o IFPR inaugurou mais uma construção, O Bloco Didático II, um prédio térreo medindo 914,29 m², conta com sete amplas salas de aula, dois laboratórios, um de química e o outro de biologia, uma cantina e um depósito de reagentes.

Em 2019, o campus oferece para a comunidade os cursos: Técnico Integrado em Informática, Técnico Integrado em Análises Químicas, Licenciatura em Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade.

Também em 2019, o IFPR Campus Cascavel consolida sua história e sua participação ativa na região Norte de Cascavel, firmando várias parcerias com as entidades, empresas e a comunidade da região, trazendo transformação e visibilidade, para aquela comunidade.

Em 2019, o campus incentiva e apoia a participação de seus estudantes em feiras, eventos científicos e competições acadêmicas, como resultado, foram várias participações e vitórias em eventos como, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), XIX Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ), Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), I SCIENTIF – Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia do IFPR Campus Cascavel, a IFTECH (Feira de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná), também no, Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (LatinoWare), Feira de Inovação de Cascavel – Technovação / 10ª INNOVACITIES, o IFWARE 2019, Congresso de Tecnologias e Informática, entre outros eventos.

Ainda em 2019, o campus cascavel por meio da comissão de coleta seletiva solidária, firmou parceria com a COOTACAR (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) para a coleta dos resíduos recicláveis gerados no campus. Atendendo ao Decreto Federal nº 5940/2006, os recicláveis são armazenados para a destinação correta pela cooperativa.

Conquista, melhor escola pública de Cascavel no ENEM 2019, o Campus obteve a maior média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas de Cascavel. A lista foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os 26 Campus do Instituto Federal do Paraná – FPR, o Campus Cascavel obteve o 3º lugar.

Em 2019, aluno e professores iniciam Projeto Agricultura Urbana no campus Cascavel, a ideia surgiu da participação do I Congresso Paranaense de Agricultura Urbana, desenvolvido pela Prefeitura de Cascavel, entidades e ONGs. Logo em seguida, o campus constrói uma horta que não usa agrotóxicos e inicia o plantio das sementes, O espaço será destinado a projetos de ensino, pesquisa e extensão, além da promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar.

…2020…

Em 2020, o campus oferece para a comunidade os cursos: Técnico Integrado em Informática, Técnico Integrado em Análises Químicas, Licenciatura em Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico Integrado em Edificações e a Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade.

No primeiro semestre do ano, o campus se prepara para enfrentar a propagação de um vírus, a (COVID-19), que avança a nível mundial e oferece grande perigo, logo, para preservar a saúde de nosso estudante o campus Cascavel e o 26 campi do IFPR suspendem as atividades acadêmicas como prevenção a disseminação do vírus sars-cov-2.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.