Normas para publicação II Scientif – Campus Cascavel
Normas para publicação II Scientif

Atualizado em

Anais do II SCIENTIF – Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia do IFPR Campus Cascavel – ISSN

Os resumos dos trabalhos apresentados durante o II SCIENTIF – Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia do IFPR Campus Cascavel, serão publicados em anais eletrônicos do evento. Os resumos serão escritos em língua portuguesa, respeitando-se os padrões ortográficos vigentes para a língua. Ao enviar o resumo, o(s) autor(es) estará/estarão cedendo os direitos de uso do texto em obra coletiva, assumindo que o texto foi devidamente revisado.

Os resumos cadastrados pelos coordenadores das propostas (Banners e Comunicações) no ato da inscrição do trabalho deverão obedecer às seguintes instruções:

• Título
  • Autores (a ordem de inclusão dos nomes dos autores será utilizada para os anais e certificado, sendo o último o nome do orientador). Máximo de 5 autores.
  • Instituição.
  • E-mail para contato.
  • O corpo do texto deverá ter um mínimo de 200 (duzentas) e um máximo de 300 (trezentas) palavras.

O texto deverá ser apresentado em até dois parágrafos e indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, ater-se a informações essenciais para o entendimento do trabalho, mostrar os resultados mais importantes (se houver) e finalizar com uma conclusão.

• O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens.
  • Incluir de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
  • Para os estudantes bolsistas deverá ser indicada a fonte financiadora.
  • O arquivo deverá ser anexado em formato editável (“.doc”, “.docx”, “.odt”) , font Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e justificado.

O prazo para submissão de trabalhos é 25 de julho de 2021.
O aceite será publicado até a data de 30 de agosto de 2021

Modalidade Comunicação Oral

Serão aceitos o número máximo de 80 trabalhos na modalidade Comunicação Oral (público interno e externo). Serão respeitados os seguintes critérios para efeito de aceite para apresentação no evento e publicação do resumo nos anais:
a) conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
b) capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem
do texto;
c) consistência metodológica;
d) redação científica de acordo com a norma culta da Língua;
e) formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas para o evento;
f) comparecimento na apresentação*
A apresentação se dará via Google meet e deverá ter no máximo 10 minutos.
A data e horário deverá ser verificado na programação do evento.

Modalidade Banner

A modalildade de banner será exclusivamente para a comunidade interna do IFPR Campus Cascavel, com até 20 vagas.

Normas para o vídeoposter

1. O vídeo de sua apresentação deve ser necessariamente narrado pelos membros do projeto;
  2. Sua imagem deve estar incluída no vídeo em ao menos alguns trechos durante a narração. Recomenda-se que haja uma apresentação inicial com os/as apresentador(es/a/as), De acordo com a sua conveniência, você pode intercalar a sua imagem com a dos slides – use o bom senso, como o faria em uma apresentação presencial;
  3. Você deve gravar seu vídeo na horizontal (widescreen, modo 16:9) no formato MP4 numa resolução apropriada para garantir uma boa visualização, devendo ser usado como resolução mínima 1280×720 (720p);
  4. A duração do seu vídeo não poderá ultrapassar o tempo máximo estipulado para a gravação: 08 minutos;
  5. O nome do arquivo contendo o seu vídeo deverá observar o seguinte formato: TituloDoProjeto.mp4. Por exemplo, “RoboBombeiro.mp4”;
  6. O seu vídeo deve ser inédito. Não reaproveite vídeos criados para outras finalidades nem tampouco divulgue publicamente sua apresentação antes do evento;
  7. Armazene o arquivo de sua apresentação no Google Drive. O arquivo deve estar acessível por meio de um link público (ou seja, garanta que não seja necessário acessá-lo por meio de login e senha), para que a equipe técnica do evento possa copiá-lo. Você não deve compartilhar o link desse arquivo com terceiros antes da realização do evento;
  8. Após criar o vídeo, editá-lo como apropriado, copiá-lo para um repositório da internet e torná-lo disponível por meio de um link público, acesse e responda o formulário que será enviado por e-mail, informando qual é o link para acessar sua apresentação.
  9. A utilização do modelo de slides disponibilizado é obrigatória. A apresentação deve necessariamente aparecer durante o vídeo, ao menos em parte dele.

Critérios a serem avaliados

– Domínio do(a) estudante sobre o trabalho
– Clareza da apresentação
– Definição da Proposta do projeto
– Elaboração do pôster (aspectos visuais, diagramação, qualidade das imagens e do texto)
– Conhecimento do estudante em relação à metodologia proposta
– Interdisciplinaridade do trabalho
– Contribuição do projeto para a experiência acadêmica e profissional do(a) estudante envolvido(a)

Observações

• A organização do evento utilizará os vídeos de apresentação com o fim único e exclusivo de divulgar o trabalho científico dos apresentadores para a comunidade em geral;
• É responsabilidade dos membros do projeto a não divulgação de informações e ideias referentes ao projeto, que sejam passíveis de registro de propriedade intelectual.

Áreas de conhecimento

Os trabalhos deverão se enquadrar em uma das seguintes Áreas de conhecimento:
01) Informática e Tecnologias
02) Ciências da natureza
03) Humanidades
04) Matemática
05) Linguagens e suas tecnologias

Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do Evento.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.